Leitura especializada:

Como posso ajudar com seu original*

O que é leitura especializada?

Se você tem um romance ou um livro de contos ainda não publicado, posso ajudá-lo com uma leitura especializada. Alguns chamam esse serviço de “leitura crítica”, por consistir em uma análise criteriosa do texto. Prefiro chamar de especializada, por fazer referência à qualificação da leitura, já que não se trata de uma opinião qualquer. Além disso, a palavra “crítica” dá impressão de impiedade com o autor e definitivamente não é esse o caso. A leitura que ofereço tem por objetivo ajudá-lo a olhar para o seu texto com maturidade, a fim de resolver eventuais problemas na narrativa.

Há quem diga que a leitura crítica/especializada é antes de tudo uma leitura honesta. Concordo, mas devemos avançar em relação a esse conceito. Embora indispensável, a honestidade não garante que a análise seja feira de acordo com parâmetros adequados, referentes à arte da narrativa e a não à opinião particular daquele leitor. Narrar é um ofício que tem seus métodos, seus sistemas, os quais inclusive podem ser burlados. E, como leitora que conhece esses procedimentos internos da Literatura, posso ajudá-lo de uma forma que nem o mais sincero dos seus amigos poderia. Esta é a diferença da leitura qualificada. Leia as opiniões de alguns escritores que me contrataram:

 

 

Foi fundamental contar com a leitura generosa e profissional da escritora Paulliny Tort. Recomendo para todo escritor, iniciante ou não, que esteja precisando renovar o olhar para o próprio texto, e assim levá-lo ao próximo nível.

Sheyla Smanioto – escritora

Vencedora dos prêmios Sesc, Jabuti, Biblioteca Nacional, entre outros

 

Escrever o primeiro romance era uma tarefa que me angustiava, representava um terreno de muitas incertezas. Convidei a Paulliny para ser leitora crítica do texto, mesmo antes de começar, porque confiava na agudez de sua leitura, na capacidade de compreender a proposta e julgar o texto dentro de sua margem, em medir a pitada certa de política, sem passar do ponto. Sabia que não se serviria do fato de nos conhecermos para suavizar os problemas, nem para superdimensionar as qualidades. Meu romance cresceu muito com a sua leitura.

Vitor Camargo Melo – escritor e roteirista

Segundo colocado no prêmio Sesc de contos Machado de Assis 2017, menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura 2019

Contratei o serviço de leitura crítica da Paulliny Tort para o meu segundo romance, "Elefantes barrem". Após a leitura de Paulliny, fiel ao prazo estabelecido, tivemos uma reunião em que ela me explicou ponto a ponto suas colocações. A reunião teve duração de cerca de 4 horas e foi toda gravada. Tenho-a até hoje. O olhar - honesto, sincero e profissional - da Paulliny foi fundamental para que eu desatasse alguns nós e pudesse reestruturar o romance de maneira que ficasse mais interessante para o leitor. Sou muito grata por esse trabalho. Ainda que profissional e sincero, a generosidade pautou nossa relação de trabalho.

Beatriz Leal Craveiro – escritora e jornalista

Finalista do prêmio Jabuti 2016 com o romance “Mulheres que mordem

Como a leitura especializada pode me ajudar com um original?

Comecei a minha vida como leitora muito cedo. Desde criança leio todos os dias, com um apetite que me surpreende cada vez maior. E, depois de me dedicar ao estudo dos clássicos, passei a acompanhar a produção literária contemporânea. Tanto que desenvolvi um programa de rádio na Nacional FM, também transmitido pela rádio MEC, para divulgar novos autores brasileiros. Em 2016, estreei como escritora de ficção e posso afirmar que dei bons primeiros passos nessa seara. No entanto, mais do que autora, sou uma leitora. E uma leitora experiente, capaz de contribuir com o seu original de maneira significativa.

Minha missão é conduzi-lo em meio ao deserto da escrita, talvez a mais solitária das ocupações, para que você não desista de trabalhar até que seu original esteja pronto para vir à luz. A experiência me mostrou que, às vezes, o texto carece de um elemento básico: que o autor leia mais. Quem não tem familiaridade com a leitura dificilmente a terá com a escrita. Portanto, se escrever um livro é uma ambição para você, leia bastante. Esse é o ponto central. E entenda que mesmo escritores maduros costumam recorrer a leitores de confiança antes de enviar seus originais à editora. Eles sabem que às vezes um olhar externo faz toda a diferença. Logo não se sinta constrangido em buscar esse tipo de apoio. 

Quais aspectos serão analisados?

Na minha leitura, estarei atenta aos seguintes aspectos do seu original:

  1. O conflito da narrativa (a questão essencial do personagem)

  2. O protagonista / ausência de protagonista

  3. O enredo e a estrutura

  4. O foco narrativo

  5. O espaço narrativo

  6. O tempo da narrativa

  7. O estilo

Você receberá comentários sobre esses aspectos e, caso necessário, sugestões quanto a eventuais ajustes. Ou seja, comentarei o seu texto, não farei modificações nele. Esta leitura não garante que seu original seja aceito por uma editora ou faça sucesso entre os leitores. A ideia é ajudá-lo a realizar o trabalho de uma escritora ou de um escritor profissional, no melhor sentido deste termo. Assim você estará em condições de apresentar uma narrativa bem trabalhada, o que realmente pode levar o seu original mais longe. 

Quanto custa?

O valor da leitura especializada depende da extensão e da natureza do texto. O pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito pelo PagSeguro. Para pagamento à vista por depósito bancário, há desconto de 5%. No valor, estão inclusos:

  1. Uma reunião inicial e anterior à leitura, em que o autor fala do processo de escrita do original, de suas motivações e intenções com o texto, além de outros elementos que julgar importantes (até 1 hora de duração);

  2. Leitura especializada, com entrega de arquivo docx. ou PDF comentado via e-mail;

  3. Uma reunião final para discussão da leitura especializada, em que o autor poderá levantar as questões ponto a ponto, a fim de sair seguro quanto aos meus apontamentos (até 2 horas de duração).

As reuniões serão virtuais, por Skype ou equivalente, e podem ser gravadas pelo autor mediante comunicação prévia. No que se refere à leitura, minhas preferências pessoais não entrarão em questão e eventuais sugestões serão justificadas, mas lembre-se: você é o criador e deve se sentir livre para fazer ou não fazer qualquer modificação no texto. Caso deseje uma segunda leitura, do original já trabalhado a partir dos meus apontamentos, deverá fazer nova contratação com valor a combinar.

Quero contratar. Como faço?

Primeiro leia com atenção as informações acima, pois ao contratar o serviço de leitura especializada você concorda com tudo o que foi explicado. Em seguida, mande um e-mail para paullinytort@gmail.com, com um parágrafo de apresentação, falando sobre o seu original (você não precisa enviá-lo neste momento). Informe o gênero e o número de páginas de acordo com as especificações anteriormente citadas. Dentro de até 48h, mandarei uma proposta, com um link do PagSeguro e um prazo para entrega da minha leitura, nunca superior a 90 dias. Se estiver de acordo, basta efetivar o pagamento. Assim que confirmada a transação, solicitarei que me envie seu arquivo em doc. ou docx. Seu original não será compartilhado com qualquer outra pessoa por qualquer meio.

O que você recomenda?

Escrever exige mais que talento. É preciso dedicação e um bocado de perseverança. Portanto, não espere pela musa inspiradora. Em vez disso, trabalhe – como uma bailarina, um violinista ou um escultor trabalhariam – e a inspiração talvez venha ao seu encontro. E observe. Um bom prosador é alguém atento ao cotidiano. Por fim, recomendo que estude: há algumas leituras que considero desejáveis e que o ajudarão a compreender as engrenagens da ficção. Deixo aqui uma breve bibliografia que, espero, lhe será bastante útil. E, caso queira uma leitura especializada do seu original, já sabe como me encontrar. 

*Não trabalho com leitura especializada de poesia. Caso seu original seja de não ficção, favor entrar em contato por e-mail e explicar a natureza do projeto. 

Bibliografia sugerida: 

Como funciona a ficção - James Wood

A arte da ficção - Henry James

O zen e a arte da escrita - Ray Bradbury

Oficina de escritores: um manual para a arte da ficção - Stephen Koch

Sobre a escrita: a arte em memórias - Stephen King

Para ser escritor - Charles Kiefer

Escrever ficção: um manual de criação literária - Luiz Antonio de Assis Brasil

Breve manual de estilo e romance - Autran Dourado

Um teto todo seu - Virginia Woolf

A arte de escrever - Schopenhauer

Cartas a um jovem poeta - Rilke

Cartas a um jovem escritor - Mario Vargas Llosa

Seis propostas para o próximo milênio - Italo Calvino

Uma ilha chamada livro (contos mínimos sobre ler, escrever e contar) - Heloisa Seixas

A maleta do meu pai - Orhan Pamuk

O romancista ingênuo e o sentimental - Orhan Pamuk

Romancista como vocação - Haruki Murakami

O herói de mil faces - Joseph Campbel

El concepto de ficción - Juan José Saer